SOBRE NÓS

Contribuindo para o desenvolvimento do passado, presente e futuro.

A história do Brasil ficou marcada, fundamentalmente, no ano de 1963 através da integração da base pela união organizada demonstrada pela “força representativa” dos movimentos dos Sargentos pertinente ao Exército Brasileiro, em pleno governo do Presidente João Goulart. Por conseguinte no ano 1964 iniciam-se também movimentos organizados na cidade de Cuiabá – MT através de professores em busca de participação política, salarial e social. Não sendo diferente também na Polícia Militar no Estado de Mato Grosso integrado, quando especificamente no 1º Batalhão de Polícia Militar na cidade de Campo Grande – MT, surge então, a necessidade de uma participação política institucional e social junto à Organização Policial Militar e consequentemente ao Estado, para tratar dos direitos e deveres de forma democrática através da participação de todos.

A iniciativa da representatividade de classe nasce em 29 de julho de 1964, através do Sargento Jurandir Queiroz, por ocasião das necessidades de todos, no qual se buscavam uma maior participação política, de maneira indireta ou direta, nas decisões políticas a fim de que estas não fossem apenas a manifestação do interesse individual e sim do coletivo.

Consequentemente, este grupo se transformou,  no ano de 1975, através do então Sargento Olimpio Garcia de Souza e sua diretoria, em uma Associação de Classe Representativa declarada de Utilidade Pública Estadual através da Lei nº. 3.624 de 05 de junho de 1975 e de Utilidade Pública Municipal através da Lei nº. 1.685 de 07 de julho de 1977, denominada de Associação Beneficente dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.

Dada a necessidade de representar os Oficiais oriundos do quadro de Subtenentes e Sargentos (QAOPM/QAOBM) e também de se dinamizar o modelo administrativo da associação, o estatuto foi reformado e a entidade passou a denominar-se Associação Beneficente dos Subtenentes, Sargentos e Oficiais oriundos do quadro de Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do Estado de Mato Grosso do Sul – ABSSMS.

É verdade que a entidade passou por momentos difíceis, em que a economia tornou-se instável em todos os segmentos institucionais devido à escassez de recursos. Exigindo especialidades nas conduções e implementações de ações inovadoras, proporcionando maior sustentabilidade na administração de uma entidade de classe. No ano de 2009, quanto o Tenente Monaco e sua diretoria assumem a associação, a entidade inicia uma nova fase de recuperação da credibilidade e da confiança de seus associados com a implantação da “Gestão Representativa com Qualidade Empreendedora”, composta pelos associados que em nenhum momento deixaram de perseguir continuadamente os desafios.

Vale ressaltar que, historicamente, a ABSSMS vem contribuindo para a integração cultural e social de seus associados, bem como auxiliando as Corporações para o seu crescimento e fortalecimento através de uma integração de forças. Por isso, em 15 de maio de 2018, a ABSSMS e todos seus associados entendeu a necessidade de reformar mais uma vez o estatuto da entidade, que passa a denominar-se AME-MS – Associação dos Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul e passa a ter representatividade de todas as categorias de policiais e bombeiros militares de Mato Grosso do Sul. “Esse é um anseio antigo de toda classe que cobrava a unificação da categoria. Iniciamos este projeto há nove anos quando assumimos a ABSSMS, que estava falida, sem credibilidade e perdendo associados. Hoje, nossa entidade é forte, e por isso temos estrutura para dar este grande passo em busca dos direitos de toda nossa categoria de forma unificada. Com a criação da AME-MS nossa representatividade atinge todos os militares de Mato Grosso do Sul”, explica o presidente da AME-MS Tenente Monaco.