Principal alvo são agentes de segurança de baixa patente; ideia é que a Caixa ofereça linha de crédito, com juros subsidiados, para que PMs e bombeiros possam comprar casa própria
O XXI Fórum Nacional da Associação Nacional das Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares e Pensionistas do Brasil – ANERBM, que aconteceu de 09 a 11 de junho, já apresenta positivos. Em um novo aceno para policiais, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) entende as reinvindicações dos militares e planeja lançar um programa de financiamento imobiliário subsidiado voltado para agentes de segurança.
Durante a reunião com o presidente Jair Bolsonaro, realizada no dia 9, o presidente da ANERBM, Leonel Lucas, acompanhado do presidente da Associação dos Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul (AME-MS), Thiago Mônaco Marques e demais representantes de entidades sindicais, protocolaram ofícios que solicitando melhorarias para as carreias e também possibilitar melhor qualidade de vida para os militares.
De acordo com Mônaco, um dos ofícios pedia exatamente a viabilização junto à Caixa Econômica Federal de programas habitacionais e uma linha de crédito especial subsidiado e consignado para financiamentos imobiliários aos militares estaduais e pensionistas.
“Ainda não há um valor para o programa, mas com essa linha de crédito, policiais militares e bombeiros vão poder comprar a tão sonhada casa própria”, comemorou.
O principal alvo são os agentes de baixa patente, que, segundo membro do governo, conseguirão financiar imóveis sem a necessidade de pagamento de entrada.
O próprio Bolsonaro anunciou no último dia 10 que lançaria uma ação voltada para policiais. “O [presidente da Caixa]Pedro Guimarães realmente é uma administração fantástica na Caixa. [Ele] tá para lançar —vou falar só um pouquinho aqui— para o pessoal da segurança pública”, disse, em conversa com apoiadores.
O presidente da AME-MS faz um balanço positivo do evento e chama a atenção para a coletividade. “Avançamos e conseguimos chamar a atenção do presidente da república para as nossas necessidades. Isso é resultado da nossa união, força, coletividade e a ANERBM tem papel fundamental na conquista pelos direitos coletivos. Seguimos trabalhando, pois, a nossa luta é constante”, salientou.