Na semana de comemoração dos 20 anos da turma de ouro do CFSD 1998, acontecerá a campanha de doação de sangue, nesta quarta-feira (08/08) e quinta-feira (09/08) das 7h30 às 13h, no Hemosul, que fica localizado na Rua Fernando Côrrea da Costa, 1304 – Centro, Campo Grande – MS.
O Presidente em exercício da Associação dos Militares de Mato Grosso DO Sul (AME-MS) Vanderlei Lorensetti, “Parabeniza a todos os policiais militares da turma de 1998, é importante essa data para todos comemorarem os 20 anos de toda sua carreira, ressaltando a dignidade desses militares que de tão nobre função que é salvar vidas, mesmo dando a sua própria vida pela sociedade em um gesto único, característico de um militar, que participa e organiza de uma campanha de grande importância que é a doação de sangue, dessa forma, quando voce pensa que um militar doa a sua vida mesmo além desse compromisso que tem com a sociedade em seu juramento, quando ingressa na corporação participa desses eventos que são doar parte da sua vida. Parabéns a todos e que esse gesto seja copiado e repetido por muitos anos e que seja exemplo para os colegas da corporação. Lá na ponta uma família estará feliz e não sabemos, mas poderá ser até mesmo um de nós, caso venhamos a necessitar. A diretoria da AME-MS parabeniza a todos pelos 20 anos da turma de Ouro de 1998”.
A doação de sangue é um ato de solidariedade e de cidadania, através desse ato é possível salvar vidas. O doador de sangue deve atender algumas exigências do Hemosul para que possa ser considerado apto à doação, entre elas:
Idade: Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos segundo a nova lei da doação de sangue aprovada em 2013. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou então pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração, levar para mãe ou pai ou responsável legal assinar e então reconhecer firma desta assinatura. Caso o menor de idade seja emancipado pode vir doar sozinho trazendo o documento de emancipação. Se for casado traz a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação. Também é importante lembrar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.
Peso: Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.
Intervalo de doação: homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.
Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes,hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.
Medicamentos: alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.
Vacinas: As vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.
Alimentação: Não esqueça: você deve estar BEM ALIMENTADO para doar sangue. Como muitos pensam não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando vamos fazer exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. Mas você pode evitar alimentos com excesso de gordura quando vier doar sangue. É recomendado esteja bem alimentado, porém, de forma saudável.