Emoção e trajetórias marcam solenidade em comemoração aos 59 anos da AME-MS

0

O dia 30 de agosto ficou marcado na história da Associação dos Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul como uma noite de reconhecimento e muita emoção aos que contribuíram para a existência e fortalecimento da AME-MS.

Em comemoração aos seus 59 anos de fundação, foi realizado na nesta quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a solenidade proposta pelo deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), em conjunto com o capitão Thiago Monaco Marques, presidente da AME-MS, histórias e vidas que integram a entidade foram eternizadas. Homens e mulheres foram homenageados com a Medalha Sargento Olímpio Garcia, que leva o nome de um dos fundadores da entidade.

Professor Rinaldo Modesto destacou a importância da homenagem. “É um ato tão sublime em que homenageamos homens e mulheres das forças de Segurança Pública de nosso Estado, conhecida e reconhecida em nível nacional. É uma alegria muito grande poder nessa noite participar desta sessão solene que alegrará de forma muito especial os familiares do nosso saudoso Olímpio”, exclamou.

O governador em exercício, Barbosinha (PP), definiu a noite de comemoração na Assembleia Legislativa. “Memorável, noite especial que outorga essa homenagem com um dos fundadores da AME-MS. Encontro aqui lendas vivas, foram vocês que desbravaram para termos a Segurança Pública que temos hoje. Vida longa à Associação que completa 59 anos, e a todos aqueles que fazem da Segurança Pública sua vida e proteção da sociedade”, desejou.

Carlinhos Videira, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) saudou a todos. “Saúdo a todos e ressalto que a história da Segurança Pública de Mato Grosso do Sul passa pela biografia de vocês e de tantos outros heróis que nem tivemos a oportunidade de conhecer. Para mim é uma honra receber essa comenda na presença de vossas excelências, agradeço ao que os senhores fizeram e fazem pela segurança do Estado e do País, a segurança produzida aqui e para todo o País e outros continentes”, frisou.

O presidente da AME-MS, Capitão Thiago Monaco, agradeceu a acolhida da Assembleia Legislativa para a celebração dos 59 anos da entidade da AME-MS. “Agradeço gentilmente a intercessão do deputado Rinaldo junto ao presidente Gerson Claro [PP], o senhor sabia da importância deste momento de muita honra para todos nós. Cada um escolhido para ser homenageado foi por mérito de terem contribuído para o nosso crescimento e fortalecimento, e até a sobrevivência, em determinados momentos”, lembrou.

Na tribuna, Agostinho Gonçalves, um dos fundadores da AME-MS contou a história de fundação da entidade. “A história se desenrola por meio de homens e mulheres, que pegam em suas mãos e traçam seus destinos e seus caminhos. E com a AME-MS, que tem em seu roteiro a luta pelos direitos dos militares estaduais [policiais militares e bombeiros militares]deste Estado, não foi diferente. A Associação foi criada em 29 de julho de 1964, por valorosos policiais militares e bombeiros militares, com um sonho de criar e ter uma entidade que os representassem em nível estadual. E completando seus 59 anos de fundação, reiteramos nossos esforços para seguir representando nossa categoria com mesmo brio, coragem e muito trabalho”, declarou.

Leonel Lucas Lima, presidente da Associação Nacional das Entidades Representativas dos Policiais Militares, Bombeiros Militares e Pensionistas de Militares Estaduais do Brasil (ANERMB) enalteceu o trabalho desenvolvido pela AME-MS. “O trabalho que vocês têm desenvolvido nos traz muito orgulho. Estamos muito orgulhosos da grande representação de vocês. Muitos de nós não estamos mais aqui porque foram os que lutaram para que nós estivéssemos aqui”, destacou.

Homenageados

Foram homenageados 44 personalidades com a medalha Sargento Olímpio Garcia, entre autoridades civis, militares, personalidades civis, presidentes e associações, associados e fundadores da AME-MS e associados. Entre eles, o governador em exercício, Barbosinha; a promotora de justiça Cristiane Amaral Cavalcante, o diretor-adjunto da Agência de Previdência de Mato Grosso do Sul (Ageprev), Selmo Cassimiro da Silva; o presidente da ANERMB Leonel Lucas de Lima; o coronel QOPM Renato dos Anjos Garnes; o coronel QOBM Frederico Reis Pouso Salas; o Coronel QOPM RR Paulo Rogério de Carvalho Silva e o tenente-coronel QOPM Élcio Almeida. A esposa de Olímpio Garcia de Souza, Olídia Maria Lescano de Souza, recebeu homenagem “in memorian”. Outra homenagem outorgada “in memorian” foi à Leonora Barros dos Santos, da família do 1º tenente PM Anésio David dos Santos.

O comandante da PMMS, coronel Renato dos Anjos Garnes, fez um pronunciamento, em nome dos homenageados. “Passei por um acidente e fiquei três meses afastado do trabalho e primeiramente quero agradecer a vida. Sinto aqui muita emoção em poder fazer uso da palavra com vida e saúde. Essa honraria muito nos honra e observamos como é importante que as associações participem da vida e gestão da Segurança Pública de nosso Estado para a gestão junto ao Governo do Estado para melhoria de nossa tropa, salarial, de nossos direitos. Agradeço a todos e a Assembleia Legislativa pela parceria com o nosso trabalho”, concluiu.

 Confira a lista completa de indicações para a Medalha Sargento Olímpio Garcia de Souza 2.023

Civis

1) Eduardo Correa Riedel – Governador de MS

2) José Carlos Barbosa- Vice-Governador de MS

3) Antônio Carlos Videira – Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública

4) Deputado Estadual Professor Rinaldo Modesto

5) Rosiane Modesto de Oliveira – Superintendente da SUDECO

6) Promotora Cristiane Amaral Cavalcante

7) Ricardo Ayache – Presidente da CASSEMS 8) Selmo Cassimiro da Silva – Diretor Adjunto da AGEPREV

9) Leonel Lucas Lima – Presidente da ANERMB 10) Fabiano Reis de Oliveira – Vice-presidente do SINDIJUS

11) Ricardo Alexandre Correa Bueno – Vice-presidente do SINTSS

12) Benedito de Paula Filho – Jornalista

13) David Drummond Barreto dos Reis – Professor Doutor

14) Senhora Maria de Fátima Ferreira de Oliveira

15) Senhora Irene Carolina Pereira de Oliveira Moura (Esposa do Cabo Almi)

16) Wesley da Silva Caetano – Policial Penal

17) Emilene Maeda – Advogada

18) Gerson Almada Gonzaga – Advogado

19) Lucas Tobias Arguello – Advogado

20) Matheus Machado Lacerda da Silva – Advogado

21) Nathalia Medina Montani – Advogada

Militares

1) Coronel QOPM Renato dos Anjos Garnes – Comandante Geral da PMMS

2) Coronel QOBM Frederico Reis Pouso Salas – Comandante Geral do CBMMS

3) Coronel QOPM Neidy Nunes Barbosa Centurião – Subcomandante Geral da PMMS

4) Coronel QOPM RR Jorge Edgard Judice Teixeira (Ex-Comandante Geral da PMMS)

5) Coronel QOPM RR Paulo Rogerio de Carvalho Silva – Ex Chefe do Estado Maior da PMMS

6) Coronel QOPM Conv. Juraci Pereira da Paz – Presidente da AOFMS

7) Coronel QOBM RR Luiz Antonio De Melo – Presidente da AOCBM

8) Tenente Coronel QOPM Élcio Almeida – Comandante do BPTran

9) Major QAO RR Dióscoro Martins Braga

10) 1º Ten BM RR Fernando Jorge Brandão Ferreira

11) 1º Ten PM CONV James Amauri Ortigosa

12) 1º Ten QOE Mus. Cícero da Silva Siqueira Junior

13) À família do 1º Tenente PM Fal. Anésio David dos Santos “in memorian” – Sócio Fundador

14) À família do Sargento PM Fal. Olímpio Garcia de Souza “in memorian” – Sócio Fundador

15) 1º Tenente PM Ref. Agostinho Gonçalves – Sócio Fundador

16) Subtenente QPPM Ref. Maria Inez Benites

17) Subtenente QPPM RR Domingos Salvo de Freitas

18) Subtenente RR Osmar Rodrigues dos Santos

19) Subtenente PM Luciano Gomes

20) Subtenente Luiz Carlos Ferreira

21) 1º Sargento Fabrício Carvalho de Moura – Presidente da ACS/PMBM/MS

22) 1º SGT QPPM DES. Rosilene Aparecida Lopes

23) 2º Sargento PM Ref. Jurandir Queiroz – Sócio Fundador

24) 2º Sargento PM Desig. Moisés Amorim de Sá

25) 3º Sargento PM RR Francisco Ferreira da Cruz

26) 3º Sargento PM RR Valdeci Salustiano Ramos

27) Cabo PM Cláudio Benites – Presidente da ASPRA MS

Comments are closed.