Assembleia Geral Unificada rejeita abono de duzentos reais proposto pelo Governo

0

Cerca de Mil e quinhentos servidores públicos protestaram, neste sábado (9) em passeata  pelas ruas de Campo Grande, reivindicando a reposição salarial inflacionária dos ultimos anos.

A manifestação ocorreu após deliberação da Assembleia Geral dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul, onde os trabalhadores rejeitaram por unanimidade, a proposta de abono salarial de R$200,00 reais, linear para todos os setores do funcionalismo público, apresentada pelo governador Reinaldo Azamuja.. A Assembleia deliberou, que caso a negociação salarial não avance, os funcionários públicos civis entraram em greve e os militares “aquartelarão” em suas unidades, a partir do dia 2 de maio.

Em discurso no carro de som, o Presidente do ABSSMS, Thiago Monaco Marques que também é  um dos coordenadores do Fórum do Servidores afirmou, “Só existe uma palavra para definir o atual posicionamento do Governo, decepção. O Governo prometeu valorizar o servidor público e estamos desde Dezembro de 2014 com os salários congelados, e este ano o Governador ofereceu reajuste ZERO, e um misero abono no valor de R$-200,00 ”, disse.

Os organizadores do protesto conclamaram os servidores públicos que puderem, a participar em forma de apoio, da próxima reunião com a comissão de negociação do governo estadual, composta pelo Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, Carlos Alberto de Assis, Secretário de Estado de Administração e Desburocratização e da Vice-Governadora Rose Modesto, em reunião a ser realizada dia 11 de abril, confirmada para a sede da SAD, no Parque dos Poderes.

Durante a manifestação os sindicalistas lembraram que a luta pelo reajuste salarial digno, também será travada na Assembleia Legislativa Estadual, onde os deputados terão de aprovar um projeto de lei específico sobre este tema, ainda no primeiro semestre.

Nesta reunião, a reivindicação trabalhista recebeu o apoio dos deputados estaduais, Cabo Almi (PT), Pedro Kemp (PT), Amarildo Cruz (PT), João Grandão (PT) e o Coronel Davi (PSC) demostraram apoio à causa.

O Fórum dos Servidores Públicos solicitou através de ofício um reajuste salarial linear de 16,14%, conforme estudo técnico encomendado pelos trabalhadores ao escritório estadual do DIEESE (Departamento Sindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos de MS).

A Assembleia Geral dos Servidores Públicos do Estado é iniciativa do Fórum dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul, que é representativo de 40 mil trabalhadores vinculados a 22 sindicatos e associações do funcionalismo público estadual.

A nova rodada de negociação com o governo do estado está confirmada para a manhã do dia 11 de abril, na sede da SAD (Secretaria Estadual de Administração e Desburocratização), no Parque dos Poderes.

Assessoria de Comunicação Social ABSSMS

Leave A Reply