AME-MS reúne-se com o Governador para debater a valorização dos Bombeiros e Policiais Militares

0

Na manhã desta terça-feira (16), presidente da Associação dos Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul (AME-MS), Capitão Thiago Monaco, acompanhado do e pelo vice-presidente, Tenente Vanderlei Roberto Lorensetti, participaram de uma importante reunião com o Governador do Estado, Eduardo Riedel, com a presença do deputado estadual, Coronel David, representante dos militares estaduais na Assembleia Legislativa, comandante geral da Polícia Militar, coronel Renato dos Anjos Garnes, do comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Frederico Reis Pouso Salas e, também, do secretário de Governo, Pedro Caravina, e demais presidentes das entidades militares.

O objetivo da reunião foi o debate das demandas setoriais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. “Nós agradecemos, no primeiro momento, o compromisso do governo de estar rigorosamente exercendo o direito de fazer o RGA para todo o funcionalismo público. Apresentamos um projeto ao governo que foi construído com a participação de todas as associações, os comandos das corporações e o nosso deputado, Coronel David. Fomos pautados por aquilo que temos ouvido dos nossos representados no caso da nossa Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, que é o retorno dos sete níveis salariais e um acréscimo remuneratório para a base, ou seja, o Soldado e o 2º Tenente. Hoje a nossa fixação horizontal salarial está em quatro níveis e o avanço de um nível para o outro vai através de decênio. Nós queremos que retorne o que era antes, ou seja, sete níveis e com evolução quinquenal”, explicou o presidente da AME-MS. 

De acordo com Mônaco, a AME-MS, juntamente com as demais associações e comandos militares, solicitaram uma valorização para a base. No ano passado, por meio de ação governamental e luta representativa, a Associação conquistou o nível superior para o ingresso às corporações como praça na PM e BM e nível superior em direito como oficial das instituições. “Agora, precisamos da valorização. Além disso, tomando como base o atual anuário da segurança pública em nível nacional, que nos coloca hoje na posição de 18º salário do país”, pontuou.

Mônaco explica ainda que a AME-MS está trabalhando para que estejam, em um futuro breve, entre os dez primeiros. “Obviamente que a nossa meta principal é um dia poder estar entre os cinco melhores salários do país. O governo ouviu todos os presentes. Analisando a situação econômica e dentro do possível a gente entende que estar entre o dez primeiros é um grande avanço.

O governo nos recebeu e nos parabenizou por essa capacidade de articulação, nós nos reunimos, conseguimos superar todas as diferenças, chegamos a um consenso de uma proposta única e isso facilitou e facilita muito para um governo. Encaminhou esse pleito diretamente ao secretário Caravina, juntamente com os comandantes da PM e BM para começar um grupo de trabalho para fazer um estudo de impacto financeiro do projeto e ver a possiblidade de viabilização, respeitando a responsabilidade fiscal do estado de Mato Grosso do Sul. Ressalto que graças a Deus estamos vivendo um momento de extrema pujança, o nosso estado está bem posicionado no cenário econômico, financeiro e fiscal e também temos um lado positivo que a nossa Polícia Militar foi considerada a terceira melhor do país. Então, o governo também se vê nesse compromisso de buscar essa tão sonhada valorização para os militares estaduais. Vamos avançar, continuar a discussão e persistindo na viabilização do projeto.

Para Lorensetti, a reunião foi muito produtiva e positiva e contou com esforço de todas as categorias junto com os comandos das instituições e do representante legislativo dos militares, coronel Davi. “Nós temos essa possibilidade de avançar e de maneira concreta a gente conseguiu espaço a nossa tão sonhada valorização começa por aí. Primeiro, tivemos o reconhecimento do nosso trabalho e agora o reconhecimento por parte do governo para com nossa categoria tanto da Polícia militar, quanto dos bombeiros militares, que são muito importantes para desenvolvimento do nosso o Estado”, afirma.

O presidente da AME-MS, salienta ainda que está satisfeito e animado com a forma diferenciada que o Governo está tratando os servidores públicos, em especial os militares. “O governador foi muito assertivo ao escolher os comandantes dos bombeiros e da polícia militar, pois conseguiram um feito inédito, que é unir toda a corporação em torno de um ideal. Hoje, as entidades estão trabalhando de forma uníssona em torno de um projeto que vem a coadunar todas as corporações. Essa forma respeitosa, atenciosa e preocupada em buscar essa valorização, faz com que a gente saia da reunião com sentimento de satisfação e, obviamente com a responsabilidade em continuar trabalhando para continuarmos avançando nessa pauta. Agora, precisamos aguardar os estudos sobre o impacto financeiro, aguardar o posicionamento do Governo do Estado dizendo se é ou não possível a viabilização do projeto e aí a gente abrir um ambiente de negociação para que ao final a gente consiga alcançar os nossos objetivos”, finalizou.

Participaram também da reunião o presidente da Associação dos Oficiais Militares de MS (AOFMS), Coronel Juracy Pereira da Paz, presidente da Associação dos Oficiais Bombeiros Militar de MS (AOCBMMS), Coronel Luiz Antônio de Mello, presidente da Associação dos Bombeiros Militares Inativos de MS (ABOIMS), Coronel Carlos José Roledo, presidente da Associação e Centro Social PMBMMS (ACS/PMBM/MS), presidente da Associação das Praças e Oficiais Oriundos dos Praças BMMS (ABMMS), 1º Sargento Elder Mendes, presidente da Associação de Praças da PM e MS de MS (Aspra/MS), Cabo Cláudio Benites da Silva.

Comments are closed.