Servidores querem discutir reajuste com o governo

0

O encontro se motivou tendo em vista a agonia protagonizada na classe dos servidores públicos que amargam um congelamento dos salários desde o início do atual governo. Em contrassenso, a inflação nos últimos 12 meses, segundo o IBGE, já alcançou a marca de 10,74% e, segundo o DIEESE a variação acumulada no percentual de aumento da Energia Elétrica chegou a 58,37%, a exemplo também dos aumentos significativos do gás de cozinha, dos combustíveis, da cesta básica, da tarifa de água e esgoto, dentre outros.

A coordenação do Fórum dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul, reuniu na nesta quarta-feira (3), às 16h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul – SINDIJUS, as lideranças dos sindicatos e associações representativas do funcionalismo estadual.  Uma das pautas principais foi a revisão geral anual dos servidores públicos prevista na Constituição Federal.

 

Durante o encontro os presidentes e diretores sindicais decidiram encaminhar um oficio ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), solicitando uma audiência para discutir o índice de revisão geral anual, a definição da data próxima base e as perdas salariais do período.

 

Em 2015, Azambuja não aplicou aumento nos salários dos servidores, alegando que o ex-governador André Puccinelli (PMDB), já havia antecipado o reajuste em dezembro de 2014.

 

No entanto o Fórum contestou a decisão do governo, afirmando que os reajustes aplicados antes de 2015, foram concedidos através de leis aprovadas pelos deputados estaduais, e correspondiam especificamente aos índices da média inflacionária dos anos de 2013 e 2014.

 

No entendimento das lideranças no atual governo os servidores civis e militares, ativos, aposentados e pensionistas amargam um congelamento nos salários. Em contrassenso com a inflação enfrentada pelos trabalhadores nos últimos 12 meses, que segundo o instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, alcançou a marca de 10,74%. Outros aumentos também contribuíram para defasagem salarial dos servidores como o dá energia elétrica que segundo o Departamento Intersindical de Estatística  e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, chegou a 58,37%.

 

Fórum

O Fórum dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul é integrado por sindicatos e associações dos três Poderes, representando mais de 45 mil trabalhadores.

Tem por finalidade a defesa e a manutenção dos direitos coletivos do funcionalismo público estadual.

 

Assessoria de Comunicação Fórum dos Servidores do MS

Maiores informações Coordenação do Fórum

 

2º Tenente PM Thiago Monaco Marques – Presidente da ABSSMS fone: 67 9909-4399

Fabiano Reis de Oliveira – Presidente do SINDIJUS fone: 67 9963-9759

Investigador de Polícia Alexandre Barbosa da Silva – SINPOL MS 67 9964-7553 

Leave A Reply