FALA DO PRESIDENTE

Caros colegas,

Com intensa alegria e muita emoção que me apresento revestido com a honra de assumir a presidência da Associação Beneficente dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do Estado de Mato Grosso do Sul, para o triênio 2010/2012, por escolha livre e soberana dos associados desta entidade.

“RESGATE”, esta é a palavra chave e slogan da campanha disseminada no seio da classe de Subtenentes e Sargentos nas eleições do dia 21 passado. A esperança finalmente venceu o desânimo e o segmento decidiu que está na hora de trilharmos por novos caminhos.

E é com este objetivo que assumo a presidência da entidade. Esta foi a finalidade de cada voto depositado na pessoa do presidente e vice-presidente. E neste momento, estamos aqui sonhando, como diversas gerações de Subtenentes e Sargentos que nos precederam, sonharam e sonham com uma entidade moral, ética e social.

Queremos reafirmar nossos compromissos mais profundos e sinceros, para dizer que chegou a hora de resgatar a ABSSMS e transformá-la naquilo que a gente sempre sonhou: uma entidade legítima, digna e consciente da sua importância no cenário político/social neste Estado.

Vamos RESGATAR sim, Resgatar com coragem e cautela, humildade e ousadia, consciente que esta missão se fará no transcorrer de um processo gradativo e continuado, não apenas por um simples sentimento de vontade, mas por meio de muito diálogo, negociações, nada precipitado, pois assim o resultado será consistente e duradouro.

Meus amigos: temos que manter sob controle nossos muitos e legítimos anseios, para que eles possam ser alcançados no ritmo adequado e no momento justo; temos que caminhar com os olhos abertos e a passos pensados, precisos e sólidos, pois é impossível colher os frutos antes de plantar as árvores. Mas podemos e iniciaremos a caminhar já, pois como é dito popularmente, uma longa caminhada começa com os primeiros passos.

Esta entidade tem uma história, e ela deve ser escrita sob uma nova ótica, para isso devemos reestruturar a sua administração de forma que esta seja gerida de maneira clara e transparente, visando à acessibilidade dos associados às suas informações.

É necessário implementarmos as Diretorias Regionais nos locais onde houver maior concentração de Subtenentes e Sargentos para que possamos melhor filtrar os anseios do segmento.Temos ainda que reformular o Estatuto Social de maneira que este possa atender a todos os interesses dos associados minorando situações de detrimento ou benesses a determinados grupos específicos.

Devemos buscar e construir parcerias com as demais entidades representativas traçando ações integradas de maneira a estreitar os laços de convivência entre os profissionais de segurança pública.

Quero corroborar ainda a nossa legitimação político-representativa perante todos, firmando o compromisso na defesa do segmento dos Subtenentes e Sargentos.
Agradeço a você associado, pela esperança e convicção demonstrada nas urnas.

Agradeço ao Pai por este momento e peço a ele sabedoria para liderar, discernimento para julgar, serenidade para administrar, coragem para decidir e um grande coração para me sentir unido a cada um dos senhores no dia a dia nos próximos três anos.
Há duas formas de viver a vida, uma é acreditar que não existe milagre, a outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.

Thiago Mônaco Marques