No dia 26 de abril, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Para promover a conscientização, prevenir e abordar o tratamento dessa doença, Associação dos Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul (AME-MS) realizará várias atividades.
O evento que tem como tema “Escolha Viver bem, mude seus hábitos”, vai acontecer das 15 às 20h, na sede da AME e é aberto a todos os associados, bombeiros e policiais militares não associados e a população em geral.
Está confirmada a presença da equipe do programa “Viva Saúde – Cuidados com o Coração”, da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems). O programa objetiva, por meio da prevenção, proporcionar mecanismos para a qualidade de vida e redução dos fatores de risco que levam a doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte no país.
A equipe de triagem clínica e monitoramento físico da Cassems, realizará triagem clínica dos militares e de suas famílias, com medição de estatura, peso corporal e glicemia capilar, aferição de pressão arterial e cálculo do índice de massa corporal. Haverá também a presença do médico da Família para agendamento de consulta.
“Nossa profissão é muito estressante, estamos sempre atentos e preocupados em cuidar e preservar a vida do outro e esquecemos da nossa. Então, esse evento é para chamar atenção para o autocuidado e mudança de hábito pensando sempre em ter mais saúde e qualidade de vida”, explicou o presidente da AME-MS, Capitão Thiago Monaco.
Os participantes terão também aulões de zumba, hidroginástica e treino funcional. Haverá também muita diversão para as crianças.
Mais informações na secretaria da AME-MS, pelo telefone (67) 99677-9422, ou com Diretora Social da Associação e coordenadora do evento, 2º TEM Ana Maria dos Santos (67) 99227-6088
Sintomas Hipertensão:
Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser os sinais de alerta, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante regular a pressão arterial.
Causas principais:
Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para a hipertensão provocada.
Tratamento e cuidados após o diagnóstico:
A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo seguido a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução no consumo de sal, atividade física regular, não fumar, moderar o consumo de álcool, entre outros.
Complicações:
As principais complicações da hipertensão são derrame cerebral, também conhecido como AVC, infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode levar a uma hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca.