A ação de fiscalização faz parte do Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais (POTIF 2021) do CBMMT e tem o objetivo de posicionar equipes de militares para identificar áreas que sofreram desmatamento ocasionado pelos incêndios florestais e autuar infratores.
A operação contou com a participação de militares do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) do CBMMT, Polícia Militar, Agentes da Coordenadoria de Inteligência do CBMMT e Militares da Agência de Inteligência do CBMMS.
A Operação resultou na aplicação de R$ 6.465.025,00 em multa aos infratores, apreensão de maquinários como esteriras D 50, D 85 e Pá Carregadeira 966H, confirmando o desmate e uso irregular do fogo de uma área de aproximadamente 936,97 hectares de vegetação nativa do bioma amazônico.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Mato Grosso possui competência para aplicação de multas por danos causados à natureza. A Lei Complementar n° 639, aprovada em 30 outubro de 2019, pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador do Estado do Mato Grosso, alterou o Código Estadual do Meio Ambiente em vigência atribuindo a função para que a Instituição Bombeiro Militar contribua ainda mais no combate aos desastres ambientais cometidos pelo homem.
A participação da Agência de Inteligência do CBMMS teve por finalidade dar apoio nas operações de fiscalização, compartilhamento de informações entre Agências, bem como produção de conhecimento de Inteligência sobre ações de prevenção e combate a incêndio para assessoramento do Comandante Geral.
Fonte: CBMMS