Advogado da AME-MS toma posse como presidente da Comissão de Direito Penal Militar da Ordem dos Advogados do Brasil

0

O advogado da Associação dos Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul (AME-MS), Dr. Matheus Machado Lacerda da Silva, foi empossado como presidente da Comissão de Direito Penal Militar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção Mato Grosso do Sul, no dia 14 de janeiro.

A Comissão de Direito Penal e Processual Militar visa a valorização dos profissionais da área, a motivação nas faculdades, o exercício da ética no atuar das questões afetas à Comissão e a atuação do advogado frente às questões administrativas, cíveis e penais envolvendo as Forças Armadas e Auxiliares, em interações com palestras, seminários, capacitação para os que pretendem atuar na área do Direito Penal Militar.

Em discurso, Bitto Pereira ressaltou a importância do trabalho e da dedicação pela OAB/MS. “Essa solenidade não é apenas um ato formal de posse porque são as Comissões que oxigenam o trabalho da OAB. Há exatos 20 anos atrás eu tomava posse como Presidente da Comissão da Jovem Advocacia, por isso eu sei e conheço de perto o trabalho das Comissões. A OAB sempre é chamada a se posicionar sobre os mais diversos temas, que refletem na advocacia e na sociedade de uma maneira geral. Deste modo, como Presidentes de Comissões, nós só temos um partido. Nosso partido é a Constituição Federal. É o exercício diário de defender a advocacia e o ordenamento jurídico. Que a voz das Comissões seja a voz da advocacia, a voz da OAB sempre, porque nosso trabalho é sempre pensar no bem comum da advocacia e da sociedade”.

Para o presidente da AME-MS, Thiago Monaco Marques, essa conquista é motivo de orgulho para toda diretoria da Associação e associados. “Quando o Dr. Matheus começou a trabalhar na AME-MS, em 2017, era recém-formado. Nesses cinco anos, ele sempre correspondeu positivamente ao nosso voto de confiança, amadureceu, fez inúmeros cursos e se especializou na área do direito militar, atuando firmemente em defesa dos policiais e bombeiros militares associados e com inúmeros resultados positivos, evitando que nossos guerreiros fossem, muitas vezes, injustiçados. Essa conquista nos enche de orgulho, porque participamos desde o início da sua carreira, evolução profissional e, agora, dessa conquista tão importante. Isso mostra o quanto a AME se preocupa em contratar profissionais gabaritados defender os seus associados”, destacou.

Matheus revela que não esperava o convite, mas que ficou imensamente grato ao Dr. Tiago Bunning, Conselheiro Estadual da OAB e ao Presidente Bitto Pereira, que o indicaram para assumir um cargo de tamanha relevância, para a advocacia criminal militar.“É uma conquista muito importante para a minha carreira. Há 5 anos comecei a exercer a advocacia e, em poucos meses, fui desafiado a assumir processos de Direito Penal Militar, na AME/MS, mesmo nunca tendo visto a matéria na faculdade. Com muita coragem e dedicação me debrucei nos livros e, aos poucos, adquiri prática e experiência”. Farei o meu máximo para corresponder os anseios da advocacia que atua nessa área e, também, dos Policiais e Bombeiros Militares que são os protagonistas dos processos penais militares”, finalizou.

Foto: Da esquerda para a direita: Secretário-Geral Luiz Renê do Amaral, Secretária-Adjunta Janine Delgado, Dr. Matheus Machado Lacerda da Silva, Presidente Bitto Pereira, Vice-Presidente Camila Bastos, Diretor-Tesoureiro Fábio Nogueira

Comments are closed.