ABSS entra na justiça por desconto indevido

0

ABSSMS ENTRA NA JUSTIÇA COM AÇÃO COLETIVA POR DESCONTO INDEVIDO DE IMPOSTO DE RENDA SOBRE 1/3 DE FÉRIAS

A Associação Beneficente dos Subtenentes e Sargentos da Policia Militar do Estado de Mato Grosso do SUL (ABSSMS), através dos seus Advogados, distribuiu no dia 19/12/2014 ação coletiva na justiça contra o Estado de Mato Grosso do Sul, por desconto indevido sobre 1/3 de férias dos seus associados. Além da suspensão imediata, foi pedido na ação o ressarcimento dos descontos dos últimos cinco anos.

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou um novo projeto de súmula da Ministra Eliana Calmon. A Súmula 386 trata do imposto de renda sobre férias proporcionais e tem o seguinte enunciado: São isentos de imposto de renda as indenizações de férias proporcionais e respectivo adicional. A orientação isenta do tributo as férias e o um terço adicional recebidos por trabalhadores que deixam o emprego ou atividade com o período não gozado.

A ministra Eliana Calmon tomou como referência o artigo 7º, inciso XVII, da Constituição Federal, que garante o pagamento nas férias mais o terço adicional e, o artigo 146 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), determinando a remuneração das férias proporcionais correspondentes quando trabalhador deixa o emprego. Também foram usados o artigo 43 do Código Tributário Nacional (CTN), com a definição do imposto de renda, e ainda a Lei n. 7.713 de 1988 e o Decreto n. 3.000 de 1999.

Entre os precedentes do STJ usados no projeto, estão os recursos especiais (Resp) de número 885722 , relatado pela própria ministra, e o 985233, do ministro Humberto Martins, ambos apontando que licenças-prêmios convertidas em pecúnia, férias não gozadas, férias proporcionais e respectivos adicionais não estão sujeitas à incidência do imposto de renda. O presidente da ABSSMS Thiago Mônaco Marques, acredita que, em breve haverá uma manifestação favorável do poder Jurisdicional do Estado de Mato Grosso do Sul, em favor dos seus associados.

Comments are closed.