O ano de 2021 está chegando ao fim marcado por lutas

0

O mês de dezembro está findando e com ele um ano cheio de duras lutas. Muitos foram os desafios da Associação dos Militares Estaduais (AME-MS) pela preservação dos direitos e melhorias salariais dos policiais e bombeiros militares.

O Governo do Estado mantém a linha de difícil acesso e pouco diálogo. Além disso, as pautas não priorizam as necessidades mais urgentes dos servidores públicos. Em novembro, encaminhou proposições para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul concedendo a policiais civis e militares, bombeiros militares e agentes de medidas socioeducativas reajustes e reestruturações nas carreiras.

Na época, AME-MS não foi convidada a participar da elaboração da minuta do projeto da reestruturação, apenas fez um acompanhamento paralelo por intermédio do Comando Geral da PMMS, portanto, a minuta do projeto foi de exclusividade do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

“Assim que tomamos conhecimento do projeto, nossa diretoria se reuniu, identificou os pontos negativos e deliberou por trabalhar para tentar readequar, ou até mesmo retirar, esses pontos junto aos Poderes Executivo e Legislativo. Estamos em contato permanente com as autoridades para tentarmos reverter os pontos nocivos a nossa carreira”, enfatizou Monaco.

Após várias reuniões, alguns pontos foram revertidos, como por exemplo a questão dos interstícios onde o Segundo-Tenente PM/BM que pela minuta inicial era de 72 meses, foi baixado para 36 meses. O Primeiro-Tenente PM/BM que antes era 60 meses, agora será 48 meses. O Capitão PM/BM que antes pedia 72 meses, agora são 60 meses.

Os percentuais para o ingresso no Curso de Formação também foram alterados. A primeira minuta, propunha 50% por mérito intelectual e 50% por antiguidade. Esse quadro foi revertido também, o mérito intelectual passou a ser 20% e antiguidade para 80%.

Monaco salienta ainda que a luta da AME é pela valorização dos Bombeiros e Policiais Militares. “Para 2022, a nossa luta continua. Nós, militares estaduais, estamos fazendo a nossa parte, trabalhando com afinco todos os dias, defendendo a sociedade, inclusive, lutando bravamente contra o coronavírus. Vamos continuar o diálogo para reparação desses pontos negativos”, destacou.

Comments are closed.